Notícias

Bitcoiners reagem ao fechamento de 86 milhões de contas no Vietnã

Defensores do Bitcoin estão em polvorosa novamente com a notícia de que o Vietnã fechou mais de 86 milhões de contas bancárias que não atenderam à nova exigência de autenticação biométrica facial. A mudança começou a valer em 1º de setembro, conforme relataram diversos veículos de mídia locais. No total, o país tem cerca de 113 milhões de contas ainda em ajuste.

Um usuário do Reddit, conhecido como “Yukzor”, que já trabalhou no Vietnã, compartilhou sua experiência ligada a essa nova regra. Ele precisou voltar ao país para evitar que sua conta no HSBC fosse encerrada, já que não havia uma solução remota para resolver a situação. “É uma loucura pensar que, em 2025, você não consegue transferir seu dinheiro sem ter que voar até lá pessoalmente”, desabafou.

“É por isso que usamos Bitcoin”

Os defensores do Bitcoin sempre alegaram que a liberdade financeira deve ser garantida, sem intervenções governamentais ou externas. “Se as pessoas não se adaptarem até o dia 30 de setembro, podem perder seu dinheiro. É por isso que usamos Bitcoin”, afirmou o comentarista da área, Marty Bent, em uma conversa recente. A confirmação de que os fundos poderiam se tornar irrecuperáveis após essa data ainda não foi verificada.

Mudanças desse tipo não são novidade. Países como Líbano, Turquia e Venezuela já passaram por situações similares desde que o Bitcoin foi criado. Bent ressalta que seria ingênuo pensar que o Vietnã será o último a adotar esse tipo de controle. Ele também mencionou que o novo decreto dá ao banco central do Vietnã uma “capacidade de vigilância financeira de próxima geração”, destacando a importância de sistemas monetários descentralizados, como o Bitcoin, para prevenir abusos.

“Uma vez que você usa o Bitcoin como seu banco, não precisa mais se preocupar com decisões repentinas do governo ou do banco central sobre exigências de verificação biométrica”, reforçou Bent.

Biometria bancária para combater fraudes

O Vietnã adotou essas regras após notar um aumento no uso de inteligência artificial e técnicas sofisticadas de falsificação que enganavam medidas de segurança, como a detecção de vivacidade. Em uma operação realizada em maio, a polícia desmantelou uma quadrilha que utilizava tecnologias de IA para realizar lavagem de dinheiro, movimentando cerca de 1 trilhão de dong vietnamitas, equivalente a cerca de 39 milhões de dólares.

A obrigatoriedade da autenticação biométrica se aplica na hora de abrir contas bancárias e também para transferências acima de 10 milhões de dong (aproximadamente 379 dólares). Para transações que somarem mais de 20 milhões de dong (cerca de 758 dólares), a biometria será imprescindível.

Por outro lado, um executivo do setor de cripto no Vietnã acredita que a situação pode estar sendo superdimensionada. Segundo ele, a maioria das contas afetadas são de residentes estrangeiros ou contas inativas. “Não há uma revolta local em andamento”, comentou.

Herbert Sim, diretor de marketing da AICEAN, também destacou que as novas regras impactam especialmente aqueles que deixaram o país ou que têm contas esquecidas. “A autenticação por SMS e as exigências para verificação biométrica presencial são desafios significativos”, acrescentou Sim, conhecido como “Homem Bitcoin”.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo